Aqui, na Uva Limão, acreditamos que o que faz a diferença é a qualidade do serviço prestado e não algum tipo de conhecimento oculto, passado de geração em geração em volta da fogueira à meia-noite. Então, não temos problema algum em contar para vocês o que usamos no dia a dia.
Para produzir ebooks existem, basicamente, 3 caminhos.
O mais clássico: InDesign, exporta em PDF, converte no Calibre. É o mais conhecido e fácil, mas o que produz resultados de pior qualidade.
Intermediário: Praticamente qualquer arquivo (inclusive Word), aberto no Calibre e editado nele mesmo. Existem milhares de outras alternativas, como o próprio Kindle Textbook Creator, da Amazon, mas nossa experiência com essas outras ferramentas não é muito boa (e, portanto, não vamos recomendar).
O melhor (na nossa opinião): A partir de htmls limpos (ou seja, feitos em algo decente que não a exportação automática do Word), editar o ebook no Sigil.
Além, claro, de todas as etapas envolvidas na produção de um livro, o ebook tem algumas especificidades e necessita de alguns skills além dos que os editores normalmente já possuem. É também necessário algum conhecimento de html e css, compressão de imagens, metadados, etc.
Produzir um livro envolve muita, muita coisa mesmo. Não estamos aqui de óóó olhem só como editor sofre, não. Até porque a gente adora o que faz e não sofre nem um tiquinho. É só para vocês terem uma ideia do que se trata e não acharem que acabou de escrever no Word, tá pronto. Não é bem assim…
Aqui, alguns links interessantes para quem quer se aventurar nessa praia:
- Kindle Publishing (livro, em inglês)
- Kindle Publishing Made (Stupidly) Easy (livro, em inglês)
- Comparison of e-book formats
- What is the Difference Between EPUB, MOBI, AZW and PDF eBook Formats?
- Statistics and facts about E-books
- E-book sales as a percentage of total book sales worldwide in 2013 and 2018
- Ebook Friendly (um portal cheio de informações úteis)
Ou, claro, contrate a Uva Limão! 🙂