Criando o seu livro · Design e afins

Produção de ebooks

Aqui, na Uva Limão, acreditamos que o que faz a diferença é a qualidade do serviço prestado e não algum tipo de conhecimento oculto, passado de geração em geração em volta da fogueira à meia-noite. Então, não temos problema algum em contar para vocês o que usamos no dia a dia.

Para produzir ebooks existem, basicamente, 3 caminhos.

O mais clássico: InDesign, exporta em PDF, converte no Calibre. É o mais conhecido e fácil, mas o que produz resultados de pior qualidade.

Intermediário: Praticamente qualquer arquivo (inclusive Word), aberto no Calibre e editado nele mesmo. Existem milhares de outras alternativas, como o próprio Kindle Textbook Creator, da Amazon, mas nossa experiência com essas outras ferramentas não é muito boa (e, portanto, não vamos recomendar).

O melhor (na nossa opinião): A partir de htmls limpos (ou seja, feitos em algo decente que não a exportação automática do Word), editar o ebook no Sigil.

Além, claro, de todas as etapas envolvidas na produção de um livro, o ebook tem algumas especificidades e necessita de alguns skills além dos que os editores normalmente já possuem. É também necessário algum conhecimento de html e css, compressão de imagens, metadados, etc.

Produzir um livro envolve muita, muita coisa mesmo. Não estamos aqui de óóó olhem só como editor sofre, não. Até porque a gente adora o que faz e não sofre nem um tiquinho. É só para vocês terem uma ideia do que se trata e não acharem que acabou de escrever no Word, tá pronto. Não é bem assim…

Aqui, alguns links interessantes para quem quer se aventurar nessa praia:

Ou, claro, contrate a Uva Limão! 🙂

Deixe uma resposta